3 motivos para divulgar sua loja nas redes sociais

Olá, lojista!

Para começar o post de hoje, vamos propor um breve exercício de imaginação.

Você precisa comprar uma roupa nova para comemorar o aniversário do seu filho. Uma de suas amigas te passa o endereço e o telefone da loja A, um lugar ótimo em que ela confia. Ela disse que eles têm roupas lindas, mas você não vai conseguir vê-las sem sair de casa porque, infelizmente, a loja não possui redes sociais.

Já uma outra amiga sua te passou o @ do Instagram da loja favorita dela para comprar roupas de criança, a loja B. Quando você acessa, não vê apenas um feed completo, lindo e colorido, mas também ótimos comentários de clientes elogiando a qualidade e a beleza das peças.

Você consegue encontrar o conjunto perfeito para o seu pequeno e já envia uma mensagem pela rede social mesmo, perguntando tamanhos disponíveis e o preço, é claro. Logo em seguida, já recebe uma resposta com várias fotos do conjunto que gostou em outras cores.

É possível levar seu filho para provar e comprar a roupa pessoalmente ou você já pode pagar com PIX e receber as peças em casa, por meio de um entregador.

Qual loja você acha que está mais perto de fechar a venda: A ou B? Com certeza a loja B, né?

A loja A realmente pode ser ótima! Mas como não está inserida no universo online, ela perde vantagem, vendas e a atenção do consumidor.

O mundo agora é digital

As pessoas passam a maior parte do dia conectadas, produzindo e consumindo conteúdo.

Por isso, hoje em dia é muito comum que, antes de comprar algo, as pessoas façam buscas nas redes sociais. O endereço já não é mais tão importante quanto o @ do Instagram ou Facebook e, se você não estiver online, pode perder boas oportunidades de venda.

É importante destacar que estar online não significa estar em todas as redes sociais. Para saber por onde começar, você pode fazer uma pesquisa com quem já é seu cliente. Pergunte quais redes sociais eles costumam usar e onde têm o hábito de pesquisar antes de fazer uma compra, seja ela online ou presencial.

Essas respostas já podem te dar um direcionamento a respeito da rede social em que você precisa estar.

Defina sua estratégia

Independentemente de onde você escolher estar, lembre-se de criar uma estratégia bem definida. Não basta apenas fazer um perfil nas redes sociais, é preciso planejamento.

Tenha objetivos

O que você espera que aconteça quando você criar o perfil da sua loja em uma rede social? Aumento de vendas? Novos clientes? Defina objetivos claros que justifiquem a sua presença online e trace as estratégias que você precisa seguir para alcançar todos eles.

Crie um calendário

Não poste apenas por postar, elabore um calendário editorial com posts de assuntos diferentes para interessar a vários tipos de públicos. Roupas para ocasiões especiais, trocas de estação, datas comemorativas… Existe um universo de temas a explorar!

Feed Instagram - Tileesul
Feed Instagram - Tileesul

Atenção: constância é uma palavra muito importante para quem tem um perfil nas redes sociais. Não adianta publicar dez posts hoje, três amanhã e um no mês que vem. Menos é mais, e devagar e sempre é o melhor lema.

Um post por dia, todos os dias, já é suficiente. E se você não conseguir produzir isso no começo, não tem problema. Faça no seu ritmo! Apenas lembre-se de manter a constância.

Analise os resultados

E por último, mas não menos importante: meça seu sucesso. Você precisa saber de onde saiu para que, quando estiver colhendo bons frutos, saiba o que deu certo.

Tenha o controle das suas vendas antes e após a criação das redes sociais. Experimente ações novas, anote o que deu certo, o que não deu, o que pode ser melhorado e o que deve ser mantido.

Bom, agora que você já sabe como se comportar no universo online, confira 3 motivos para divulgar sua loja nas redes sociais:

● Aumentar o reconhecimento da sua marca

● Gerar aproximação com os clientes

● Impulsionar vendas

Aumentar o reconhecimento da sua marca

Com certeza você já ouviu falar que quem não é visto, não é lembrado, né? Pois é!

Estar presente nas redes sociais faz com que mais pessoas conheçam sua marca e a indiquem a novas pessoas. Lembra do exemplo lá no início do post? Trabalhe para ser como a loja B!

Esteja sempre ligado nas novidades e compartilhe tudo com seus seguidores. Assim, você também pode se tornar uma referência no seu segmento. E não tem problema que o seu concorrente publicou algo sobre um assunto que você planejava publicar. Na internet há espaço para todo mundo e, com um toque de personalidade, todo conteúdo se torna diferente.

Se você tiver uma rede social, pode se tornar a loja favorita de alguém que irá te indicar a mais e mais pessoas. Nenhum marketing é tão poderoso quanto o boca a boca.

Gerar aproximação com os clientes

Esse motivo é um dos maiores benefícios de ter uma presença online. O contato mais próximo com seu público pode te ajudar a conhecer melhor o seu cliente e fazer com que você esteja sempre na lembrança dele.

Uma dica é fazer caixinhas de perguntas para estimular seu cliente a dizer o que está buscando ou o que quer ver da sua loja. Essa estratégia é ótima porque, além de elevar suas taxas de engajamento, vai fazer seu cliente se sentir ouvido. Ela ainda vai te ajudar na hora de definir os temas do seu calendário de postagens, já que você também precisa falar sobre o que o seu público quer ouvir..

Coloque-se à disposição para responder mensagens e, quando recebê-las, retorne o mais rápido que puder. O mesmo vale para comentários em seus posts. Não tem nada mais chato do que ser ignorado, não é verdade?

Impulsionar vendas

Talvez você achasse que esse era o único e principal motivo para estar presente com sua marca nas redes sociais, né?

Ele é um motivo importante sim, mas veio por último nessa lista porque precisa de tudo o que já falamos nesse post para dar certo: estratégia, constância e muito contato com o cliente.

Quando todas as engrenagens estiverem funcionando bem, as vendas vão decolar, com certeza.

Aproveite para divulgar aos seus seguidores descontos especiais, cupons e promoções em primeira mão. Que tal uma live para vender peças com um precinho diferenciado? Use as redes a seu favor!

Divulgue a Tileesul nas suas redes sociais

Uma parceria de sucesso como a nossa merece ser online também, não é mesmo? Depois que criar suas redes sociais, aproveite para divulgar nossas peças no perfil da sua loja. Com certeza seus clientes ficarão apaixonados!

Coleção Alto Verão 2023 - Tileesul
Coleção Alto Verão 2023 - Tileesul

Lembre-se que trabalhamos com representantes em todo o Brasil e temos uma central de vendas interna preparada para atender a todas as suas necessidades. Entre em contato através do Whatsapp (47) 3332-3715 e garanta um estoque completo para divulgar em suas redes sociais.

Para ficar por dentro de tudo, siga a gente em nossas redes (@tileesul e @tile.baby) e acompanhe as novidades aqui no blog.

Boas vendas!

Escrito por: Mariana Vianna

Data da postagem: 26/10/2022

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