Atendimento ao cliente: como preparar sua equipe e impressionar o público!

Olá, lojista!

Não importa o quanto o mundo tenha evoluído e os processos de compra e venda estejam modernos, quando o cliente chega à sua loja ou te envia uma mensagem com alguma dúvida, uma coisa é certa: você vai precisar prestar o melhor atendimento.

Uma boa experiência de atendimento contempla diversos fatores e pode, além de gerar ótimas vendas, conquistar uma legião de fãs da sua marca através do compartilhamento de boas impressões, sejam online ou através do boca a boca. Isso, com certeza, é uma ótima maneira de conquistar novos clientes.

Confira agora as dicas mais importantes para preparar sua equipe e vender suas roupas com muito mais qualidade:

· Ensine os valores da sua empresa;

· Prepare a equipe para situações desafiadoras;

· Fale sobre a importância da apresentação pessoal.

Ensine os valores da sua empresa

Esse é o momento de fortalecer os princípios do seu negócio com a equipe. Fale sobre as normas da loja, direitos e deveres, informações detalhadas sobre produtos, preços e serviços oferecidos.

Sua equipe precisa conhecer o produto que você vende e estar preparada para abordar o cliente, ser abordada, receber as demandas do público e ser capaz de resolver todas as questões de maneira eficiente.

Prepare a equipe para situações desafiadoras

O contato direto com o consumidor às vezes traz consigo situações delicadas.

Por isso, sua equipe precisa estar preparada com calma, gentileza e sabedoria para lidar com adversidades que podem acontecer, como: troca de produtos danificados, reclamações e maus tratos por parte de clientes que não estejam passando por um bom dia.

Fale sobre a importância da apresentação pessoal

Parece óbvio dizer que um atendente precisa estar sempre bem apresentado para fazer o contato com clientes, mas não custa reforçar.

Se sua loja não possui uniforme, essa é a hora de dar dicas sobre cabelo, maquiagem, unhas e vestimentas. Não existe um padrão certo, mas se houver um padrão dentro da sua loja, com certeza os clientes irão perceber e ficar impressionados positivamente.

Além da questão física, a apresentação pessoal também tem a ver com simpatia, bom humor e tratar bem o cliente, sempre com um sorriso no rosto e disposição para ajudar.

Benefícios de capacitar sua equipe

Agora que você já sabe os pontos principais de uma boa capacitação, conheça os benefícios que eles podem trazer para a sua loja!

· Mais qualidade para produtos e serviços;

· Aumento dos lucros;

· Mais profissionalismo.

Mais qualidade para produtos e serviços

Sua equipe de atendimento é a ponte entre os clientes e a sua loja. São eles que recebem dúvidas, sugestões, pedidos e reclamações.

Com o tempo e bons treinamentos, seus atendentes estarão preparados e serão capazes de resolver grande parte dos problemas sozinhos, com autonomia, e poderão propor melhorias à qualidade dos produtos e serviços, como porta-vozes dos clientes.

É importante que você esteja sempre à disposição para ouvir com atenção o seu colaborador. Lembre-se que vocês fazem parte do mesmo time e trabalham juntos para o crescimento da empresa. Quando ele vende bem, todos vocês ganham.

Aumento dos lucros

Que o bom atendimento vende, você já sabe. Agora, que o ticket médio da sua loja pode aumentar através desse processo, talvez seja uma novidade.

Os treinamentos podem fazer com que sua equipe tenha habilidade de incentivar vendas, sugerindo a adição de produtos extras e de maior valor agregado à compra principal que levou o cliente até a sua loja.

Um bom treinamento sobre a qualidade dos seus produtos também irá preparar seu vendedor para defender a mercadoria quando o cliente disser que o produto está caro demais.

Mais profissionalismo

Equipes treinadas são muito mais profissionais, e isso é notável durante um atendimento.

Com treinamentos constantes você beneficia seus clientes, pois oferece um atendimento superior ao da concorrência e aumenta a boa reputação da sua marca.

Invista em sua equipe e faça sua loja ser um sucesso

Com todas essas dicas valiosas e seu time de vendas preparado, com certeza sua loja terá um ótimo desempenho o ano inteiro.

Lembre-se que trabalhamos com representantes em todo o Brasil e temos uma central de vendas interna preparada para atender a todas as suas necessidades. Entre em contato através do Whatsapp (47) 3332 - 3715 e garanta o estoque da sua loja.

Para ficar por dentro de tudo, siga a gente nas redes sociais (@tileesul e @tile.baby) e acompanhe as novidades aqui no blog.

Boas vendas!

Escrito por: Mariana Vianna

Data da postagem: 17/11/2022

Blog Tileesul

Como girar produto parado no estoque sem dar descontos

Como girar produto parado no estoque sem dar descontos

Estratégias inteligentes para transformar peças encalhadas em oportunidade de venda e lucro

Como girar produto parado no estoque sem dar descontos
Checklist do Dia das Crianças: 5 itens que não podem faltar na sua loja

Checklist do Dia das Crianças: 5 itens que não podem faltar na sua loja

Prepare-se para uma das datas mais fortes do varejo infantil com dicas práticas para encantar famílias e vender mais

Checklist do Dia das Crianças: 5 itens que não podem faltar na sua loja
Dia do Vendedor: como incentivar sua equipe e vender mais

Dia do Vendedor: como incentivar sua equipe e vender mais

Descubra práticas simples para motivar vendedores e transformar atendimento em fidelização

Dia do Vendedor: como incentivar sua equipe e vender mais
Cross selling e up selling: técnicas que aumentam suas vendas

Cross selling e up selling: técnicas que aumentam suas vendas

Saiba como oferecer combinações inteligentes de produtos e transformar cada compra em uma experiência mais completa

Cross selling e up selling: técnicas que aumentam suas vendas